Opinião
Leia o artigo de opinião do Prof. Doutor Miguel Coelho, neurologista no Hospital de Santa Maria, alusivo à distonia, uma doença neurológica subdiagnosticada, focando-se nos sintomas que possibilitem um maior conhecimento a fim de promover um diagnóstico mais célere e o processo de iniciação terapêutica dirigida ao doente.
A propósito do Dia Mundial do Cérebro, que se assinalou no dia 22 de julho, o Dr. Henrique Moniz Costa, diretor do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG/E), aborda as doenças neuromusculares, que afetam cerca de cinco mil pessoas em Portugal. Leia a opinião do especialista.
Leia o artigo de opinião do Dr.ª Sofia Duque, coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI, que pretende combater o estigma da doença de Alzheimer e outras demências.
Leia o artigo de opinião do Dr. Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), sobre a distrofia muscular de Duchenne, que é a doença neuromuscular mais prevalente e investigada no mundo.
Leia o artigo de opinião do Dr. Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), sobre a vacinação dos jovens, entre os 12 e os 15 anos.
A propósito do Dia Mundial do Cérebro, assinalado a 22 de julho, leia a opinião do Prof. Doutor Hipólito Nzwalo, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, sobre a doença que representa a efeméride este ano: a esclerose múltipla.

Leia a opinião da Dr.ª Daniela Santos Oliveira, interna de formação específica em Neurologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, sobre a associação entre tabagismo e acidente vascular cerebral (AVC).

Conheça a opinião da Dr.ª Luísa Fonseca, coordenadora da Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de S. João, coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI e assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sobre a relação entre a COVID-19 e o acidente vascular cerebral (AVC).

Este ano, no dia 21 de setembro, assinala-se de novo o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Mas mais do que nunca, este ano, em virtude da pandemia COVID 19, é evidente a vulnerabilidade dos doentes, familiares e cuidadores dos doentes com doença de Alzheimer, e a necessidade de uma atenção especial.

A amiloidose hereditária relacionada com a transtirretina associada a neuropatia (hATTR-PN), mais comumente conhecida entre nós como paramiloidose, é uma doença neurodegenerativa de início na idade adulta. Estima-se que, mundialmente, existam cerca de 50 mil doentes com amiloidose hereditária associada a mutações da transtirretina dos quais 10 mil têm manifestações predominantemente neuropáticas (hATTR-PN), a forma mais frequente em Portugal. O mais recente estudo epidemiológico realizado em Portugal, em 2016, identificou cerca de dois mil doentes, representado cerca de 20% dos doentes em todo o mundo.