Opinião

“Conhece a demência, conhece a doença de Alzheimer”
Dr.ª Sofia Duque,
20 Set. 2021

Leia o artigo de opinião do Dr.ª Sofia Duque, coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos de Geriatria da SPMI, que pretende combater o estigma da doença de Alzheimer e outras demências.

Distrofia muscular de Duchenne é a doença neuromuscular mais prevalente e investigada
Dr. Joaquim Brites
06 Set. 2021

Leia o artigo de opinião do Dr. Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), sobre a distrofia muscular de Duchenne, que é a doença neuromuscular mais prevalente e investigada no mundo.

Um teste e a nossa capacidade de resistir
Dr. Joaquim Brites
09 Ago. 2021

Leia o artigo de opinião do Dr. Joaquim Brites, presidente da Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), sobre a vacinação dos jovens, entre os 12 e os 15 anos.

Dia Mundial do Cérebro: a importância de controlar os fatores de risco cerebrovascular
Prof. Doutor Hipólito Nzwalo
26 Jul. 2021

A propósito do Dia Mundial do Cérebro, assinalado a 22 de julho, leia a opinião do Prof. Doutor Hipólito Nzwalo, do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, sobre a doença que representa a efeméride este ano: a esclerose múltipla.

O seu cérebro, está nas suas mãos, cigarro a cigarro (a menos)
Dr.ª Daniela Santos Oliveira, Membro da J-SPAVC, Interna de Formação Específica em Neurologia no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga
31 maio 2021

Leia a opinião da Dr.ª Daniela Santos Oliveira, interna de formação específica em Neurologista no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, sobre a associação entre tabagismo e acidente vascular cerebral (AVC).

Relação entre COVID-19 e AVC
Dr.ª Luísa Fonseca, Coordenadora da Unidade de AVC Centro Hospitalar e Universitário de S. João, Coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI, Assistente Convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
05 Abr. 2021

Conheça a opinião da Dr.ª Luísa Fonseca, coordenadora da Unidade de AVC do Centro Hospitalar e Universitário de S. João, coordenadora do Núcleo de Estudos da Doença Vascular Cerebral da SPMI e assistente convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, sobre a relação entre a COVID-19 e o acidente vascular cerebral (AVC).

Doença de Alzheimer em tempos de COVID-19
Dr.ª Sofia Duque, coordenadora-adjunta do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
21 Set. 2020

Este ano, no dia 21 de setembro, assinala-se de novo o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Mas mais do que nunca, este ano, em virtude da pandemia COVID 19, é evidente a vulnerabilidade dos doentes, familiares e cuidadores dos doentes com doença de Alzheimer, e a necessidade de uma atenção especial.

Novos desafios na amiloidose hereditária relacionada com a transtirretina associada a neuropatia ou paramiloidose
Prof. Doutora Isabel Conceição, Departamento de Neurociências, S. de Neurologia, CHULN, Hospital de Santa Maria
03 Jul. 2020

A amiloidose hereditária relacionada com a transtirretina associada a neuropatia (hATTR-PN), mais comumente conhecida entre nós como paramiloidose, é uma doença neurodegenerativa de início na idade adulta. Estima-se que, mundialmente, existam cerca de 50 mil doentes com amiloidose hereditária associada a mutações da transtirretina dos quais 10 mil têm manifestações predominantemente neuropáticas (hATTR-PN), a forma mais frequente em Portugal. O mais recente estudo epidemiológico realizado em Portugal, em 2016, identificou cerca de dois mil doentes, representado cerca de 20% dos doentes em todo o mundo.

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
05 Mar. 2018

No dia 18 de novembro de 2017, integrada no Congresso de Neurologia, decorreu a mesa-redonda com o tema "Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares", organizada pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) e moderada pelo Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo, Loures. A escolha deste tema pretendeu ir ao encontro das necessidades que qualquer neurologista hospitalar enfrenta nas suas atividades de vida diária, nomeadamente na avaliação de doentes com suspeita de e/ou com crises epilépticas no contexto do serviço de urgência, unidade de AVC ou unidade de cuidados intensivos.

Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC
30 Jan. 2018

O défice cognitivo ligeiro carateriza-se por uma perda das capacidades cognitivas superior ao que é esperado para a idade da pessoa. É geralmente considerado uma fase transitória entre o processo normal da idade e a demência. Estudos recentes demonstram que a presença desta perturbação da função cognitiva pode ocorrer nas fases iniciais da doença de Alzheimer ou de outras demências.

Agenda News Farma

Opinião