Internacional

06 maio 2019

Entre os dias 11 e 13 de setembro, Estocolmo, Suécia, recebe a 35.ª edição do Congresso do European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) 2019, sendo que o momento assinala também a 24.ª Conferência Anual sobre Reabilitação na Esclerose Múltipla. Já está disponível o programa científico.

 

25 Mar. 2019

A 5.ª Conferência da European Stroke Organisation (ESOC 2019) está marcada para os dias 22, 23 e 24 de maio em Milão, Itália, num evento que espera reunir reconhecidas figuras da especialidade. Este é uma das maiores plataformas de divulgação e partilha de conhecimento na área, sendo que, este ano, vai incluir os mais recentes resultados de estudos sobre o tratamento e a reabilitação do acidente vascular cerebral (AVC).

 

14 Jan. 2019

De acordo com um estudo recente, a música pode ajudar a melhorar a comunicação social e a conectividade cerebral auditivo-motora em crianças com transtorno do espectro autista (TEA). A investigação envolveu um total de 51 crianças, escolhidas de forma aleatória, sendo os seus resultados posteriormente divulgados na publicação Translational Psychiatry.

 

02 Jan. 2019

Milão, Itália, acolhe a 5th European Stroke Organisation Conference entre 22 e 24 de maio. Os interessados têm até ao dia 23 de janeiro para proceder à submissão de abstracts.

02 Jan. 2019

A Bayer apresentou novos dados de segurança sobre o tratamento com interferão beta-1b antes e/ou durante a gravidez no decorrer do congresso anual do Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS), em outubro de 2018. Os dados prospetivos foram recolhidos em 1348 mulheres grávidas com esclerose múltipla durante mais de duas décadas, através da base de dados global da farmacovigilância da Bayer.

02 Jan. 2019

A 14th International Conference on Alzheimer's and Parkinson's Diseases (AD/PD 2019) decorre entre 26 e 31 de março, em Lisboa. A plataforma de submissão de abstracts encerra já no próximo dia 9 de janeiro.

08 Nov. 2018

Uma equipa de cientistas da Suíça desenvolveu uma técnica inovadora de estimulação elétrica, aplicada na espinal medula de três paraplégicos, que, combinada com fisioterapia, permitiu que os doentes conseguissem voltar a andar com a ajuda de muletas e de andarilho. A técnica, que foi testada inicialmente em ratos, em 2014, e em macacos, em 2016, chega agora aos humanos. Os resultados foram publicados nas revistas especializadas Nature e Nature Neuroscience.

 

15 Out. 2018

Foram apresentados, no 34º Congresso do Comité Europeu para Tratamento e Investigação em Esclerose Múltipla (ECTRIMS), que decorreu entre 10 e 12 de outubro em Berlim, dados de tratamentos aprovados e em investigação para a esclerose múltipla (EM). Os resultados são da Merck, do seu portefólio de Neurologia e Imunologia.

 

01 Out. 2018

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos da América, descobriu uma nova estratégia para combater as partículas tóxicas responsáveis pela destruição das células cerebrais em doentes com Alzheimer. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), na semana passada, dia 24 de setembro.

 

17 Set. 2018

De acordo com os resultados de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universitas Indonesia Cipto Mangunkusumo, em Jakarta, na Indonésia, a combinação de três vitaminas B neurotróficas aliviam os sintomas em doentes com neuropatia periférica (NP). A investigação, referente ao distúrbio que afeta os nervos, foi publicada no Asian Journal of Medical Sciences.

 

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoios