Entrevistas
Com o tema “EM controlada: estamos a atuar no momento certo? A propósito de um caso clínico: um doente com EM de moderada atividade”, Luís Isidoro, especialista em Neurologia na ULS de Viseu/Dão Lafões, foi um dos palestrantes do “2.º Encontro de Esclerose Múltipla dos Hospitais da Zona Centro”, organizado pela Novartis. “Os neurologistas que tratam a esclerose múltipla têm, a meu ver, abandonado progressivamente uma certa inércia terapêutica passada”, salienta.
Em entrevista à News Farma, Raquel Gil-Gouveia explica as vantagens do novo anticorpo monoclonal dirigido ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (anti-CGRP) no tratamento preventivo da enxaqueca. A especialista moderou o simpósio promovido pela Lundbeck, intitulado “O Tratamento Revolucionário para a Enxaqueca”, na Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, dia 3 de maio, em Lagos. Assista ao vídeo.
A propósito da sua intervenção no simpósio promovido pela Lundbeck, na Reunião da Primavera da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, Elsa Parreira conversou com News Farma sobre o que distingue o novo anticorpo monoclonal dirigido ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (anti-CGRP) no tratamento preventivo da enxaqueca. A Reunião aconteceu nos dias 3 e 4 de maio, em Lagos. Veja a entrevista.
Os resultados a seis anos do ensaio ALITHIOS foram apresentados na reunião anual da American Academy of Neurology, que decorreu de 13 a18 de abril em Denver, EUA. Em entrevista à News Farma, Pedro Abreu, neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João, comentou os principais resultados deste ensaio, destacando a importância de escolher terapias eficazes desde o início de forma a garantir a redução da atividade da esclerose múltipla (EM) por surtos.
“Efeitos para além das dinâmicas linfocitárias” foi o tópico apresentado pela palestrante Mariana Santos, da ULS Amadora-Sintra, no simpósio patrocinado pela Merck, focado em “Redescobrir a Reconstituição Imunitária com Cladribina”, no dia 12 de abril, no âmbito da Reunião da Primavera do Grupo de Estudos Esclerose Múltipla (GEEM). A especialista em Neurologia partilhou com a News Farma uma síntese da sua intervenção. Veja o vídeo.
A Reunião da Primavera do Grupo de Estudos Esclerose Múltipla (GEEM) foi palco do simpósio patrocinado pela Merck, focado em “Redescobrir a Reconstituição Imunitária com Cladribina”, no dia 12 de abril. A News Farma falou com Sónia Batista, da ULS Coimbra, que destacou as mensagens-chave da sua apresentação, intitulada “IRT ao longo do percurso terapêutico da EM”. Assista ao vídeo.
Uma equipa de cientistas liderada pela Universidade de Coimbra conseguiu criar células estaminais humanas, a partir de células da pele, que têm potencial para o tratamento de longa duração da doença de Machado-Joseph.
Joana Guimarães, neurologista na Unidade Local de Saúde (ULS) de São João, partilhou uma visão otimista sobre o papel dos neurofilamentos na prática clínica em Portugal. Questionada pela News Farma, a especialista expressou a esperança de que num futuro próximo, os neurofilamentos se tornem algo rotineiro na monitorização clínica dos doentes com esclerose múltipla (EM).
"Reimaginamos juntos a inovação na Esclerose Múltipla" foi o tema do encontro, que no dia 24 de fevereiro, em Lisboa, abordou vários tópicos cruciais, incluindo biomarcadores, oportunidades na reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a experiência prática de dois anos com ofatumumab, em Portugal. Em entrevista à News Farma, Maria José de Sá, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), expressou a importância deste tipo de eventos para a comunidade médica e científica.
Sónia Batista, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, e Pedro Abreu, da ULS de São João, foram os protagonistas da sessão de Prós e Contras sobre “Neurofilamentos na prática clínica”, inserida no evento "Reimaginamos juntos a inovação na esclerose múltipla (EM)", que decorreu no dia 24 de fevereiro, em Lisboa. Em entrevista à News Farma, os neurologistas explicaram as suas visões, ambas convergentes nas enormes oportunidades desta abordagem inovadora.