Entrevistas

Pensar em conjunto o tratamento da EM
Prof.ª Doutora Maria José Sá
07 Jun. 2022

O evento Trust 4Life decorreu no dia 28 de maio, em Cascais, e contou com a participação da Prof.ª Doutora Maria José Sá no painel de discussão da sessão “Pensar em conjunto o tratamento da EM”. Em entrevista, a especialista destacou o papel da terapêutica na mudança de paradigma da esclerose múltipla (EM). Veja o depoimento em vídeo.

A importância de repensar o tratamento da esclerose múltipla
Prof. Doutor João Cerqueira
07 Jun. 2022

O Prof. Doutor João Cerqueira marcou presença no evento Trust4Life, promovido pela Merck, sobre os quatro anos de utilização da cladribina em Portugal. O especialista do Hospital de Braga juntou-se à Dr.ª Mariana Santos para apresentar a experiência recente do fármaco na prática clínica. Em entrevista à My Neurologia, partilha os destaques da sessão que se denomina como uma “promessa cumprida”.

O impacto de outros fatores na qualidade de vida
Dr.ª Raquel Samões
07 Jun. 2022

“Para além das TMDs: O impacto de outros fatores na qualidade de vida” é o tema da comunicação da Dr.ª Raquel Samões, inserida no evento que assinala os quatro anos de utilização de cladribina no tratamento da esclerose múltipla (EM), em Portugal. Em entrevista, a especialista, do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), sublinhou os pontos-chave da sua preleção. Veja o vídeo.

A perspetiva económica das TMD na abordagem ao doente com EM
Dr.ª Celina Rodrigues
07 Jun. 2022

“Foi uma sessão com uma perspetiva económica dos medicamentos de terapêutica modificadora da doença para a esclerose múltipla (EM).” Palavras da Dr.ª Celina Rodrigues, que esteve presente na sessão “Pensar além do tratamento da EM” do evento Trust 4 Life, promovido pela Merck. Em entrevista, a especialista do Centro Hospitalar Lisboa Central frisou o ponto de vista dos custos terapêuticos. Veja o vídeo.

Inverter a pirâmide do tratamento da EM
Dr. Pedro Abreu
07 Jun. 2022

O uso precoce de terapêuticas modificadoras da doença (TMD) de elevada eficácia foi o tema destacado pelo Dr. Pedro Abreu, do Hospital de São João, na reunião que assinala os quatros anos de utilização de cladribina no tratamento da esclerose múltipla (EM), em Portugal. Em vídeo, o médico resume as principais mensagens da sua apresentação. Veja o depoimento.

Fomentar discussão e reflexão sobre o tratamento da EM: assim se viveu o Trust 4 Life
Dr. Pedro Moura
07 Jun. 2022

“O objetivo desta reunião foi claramente fomentar uma discussão e reflexão sobre o papel da cladribina no tratamento da esclerose múltipla (EM)”. Palavras do Dr. Pedro Moura, managing diretor da Merck, sobre a reunião Trust 4 Life, decorrida no passado dia 28 de maio, em Cascais. Assista ao depoimento em vídeo.

Dia Mundial da Esclerose Múltipla: o estado da arte em Portugal
Prof.ª Doutora Maria José Sá
30 maio 2022

No âmbito do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, celebrado hoje, dia 30 de maio, a Prof.ª Doutora Maria José Sá, diretora do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ), deu uma entrevista à My Neurologia, onde partilha o contexto atual da doença em Portugal. Veja o depoimento.

“O estatuto do cuidador informal está muito aquém das expectativas”
Dr.ª Maria do Rosário Zincke
18 maio 2022

A Dr.ª Maria do Rosário Zincke, vice-presidente da Instituição Alzheimer Portugal, garante existirem boas bases para serem implementadas um percurso de cuidados que valorizem o cuidador informal. Todavia, indica que a principal tarefa se apresenta na demonstração quanto à importância do cuidador informal nesse mesmo percurso de cuidados estabelecidos. Assista à entrevista.

Novas abordagens diagnósticas no Alzheimer: “Uso de fluidos periféricos posiciona-se como a solução certa”
Dr. Luís Valente
18 maio 2022

“Há a necessidade clara de novas ferramentas para o diagnóstico e a estratificação de pessoas com Alzheimer”, ideia principal partilhada pelo diretor executivo da empresa portuguesa de Biotecnologia sediada no Porto e em Oxford, Reino Unido, a iLoF – Intelligent Lab on Fiber, Dr. Luís Valente, destacando que “o uso de fluidos periféricos como o sangue é um dos recursos que neste momento se posiciona como a solução certa”. Assista à entrevista.

“Histórias reais complexas que nos fazem crescer do ponto de vista clínico”
Dr. Filipe Palavra
18 maio 2022

O Dr. Filipe Palavra, neurologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, foi um dos palestrantes numa mesa-redonda do Fórum de Neurologia que retratou três casos clínicos alusivos a distintas fases do Homem, começando pelo momento em que se é criança até à idade adulta. Incutiu-lhe o caso de um adolescente em que o diagnóstico concluiu tratar-se de uma epilepsia mioclónica progressiva, sendo esta uma doença rara “que aparece sempre nas listas de diagnóstico diferencial”. Assista à entrevista.

Agenda

Agenda News Farma

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

PUB

Apoios

LillyNovartisRocheSanofi