Entrevistas

Dia Mundial da Esclerose Múltipla: como se está a acompanhar a doença em Portugal?
Filipa Duarte
15 Jun. 2020
A esclerose múltipla é uma doença crónica que afeta mais as mulheres, “como todas as autoimunes”, predominantemente entre os 20 e os 40 anos, ainda que possa surgir em qualquer idade. Quem o diz é o Dr. José Vale, presidente do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos, a propósito das celebrações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, assinalado no passado dia 30 de maio. O My Neurologia conversou com o especialista sobre o acompanhamento destes doentes em Portugal e os progressos na terapêutica ao longo do tempo. Assista ao vídeo.
 
APDPk: as adaptações da associação no apoio aos seus doentes
Dr.ª Ana Botas
04 maio 2020

A Associação de Doentes de Parkinson (APDPk) lançou, no mês de abril, uma linha de apoio e um manual de exercícios para colmatar a falta das sessões presenciais e prestar apoio a todos os associados. O My Neurologia esteve à conversa com a Dr.ª Ana Botas, presidente da associação, que explica no que consistem estas iniciativas e qual tem sido o feedback recebido. Leia a entrevista na íntegra.

A surdez na doença de Ménière e o papel da reabilitação
Dr.ª Conceição Monteiro
09 Mar. 2020

A presença de doentes reabilitados no debate da perda de audição é, segundo a Dr.ª Conceição Monteiro, fundamental para a sensibilização, prevenção e reabilitação do problema junto da população em geral. Nesse sentido, a especialista acredita na importância de eventos que fomentem a conversa e a partilha de vivências entre pessoas com perda auditiva, como é o caso da celebração que decorreu no Hospital Lusíadas Lisboa, no passado dia 3 de março. Assista à entrevista em vídeo.

Software de análise de biomarcadores de imagem por ressonância magnética cerebral é “solução versátil”
b2Quant
24 Fev. 2020

O My Neurologia conversou com a b2Quant, a startup portuguesa da área da Neurologia e Neurociência premiada no âmbito do programa Techcare da Novartis, que revelou a versatilidade do seu software para o avanço da especialidade. O sistema permite analisar biomarcadores de imagem por ressonância magnética cerebral, apresentando medições fiáveis de estruturas cerebrais e indicadores de doença através de algoritmos baseados em inteligência artificial. A startup acredita ainda que o registo de métricas de imagem permitirá aos neurologistas construir uma base de dados valiosa, principalmente no que diz respeito a patologias como a esclerose múltipla, que muito dependem da imagem médica.

ESC Atlas revela que Portugal está entre os piores países na mortalidade por AVC
Prof. Doutor Victor Gil
27 Jan. 2020

Os valores da mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) em Portugal são superiores aos de todos os países da Europa Ocidental. Este é um dos resultados da segunda edição do estudo Atlas da Cardiologia da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), que foram apresentados no dia 20 de janeiro, na sede da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa. Em entrevista, o Prof. Doutor Victor Gil, presidente da SPC, realçou que Portugal tem um longo caminho a percorrer nesta matéria. Assista à entrevista.

 

Cefaleias: a doença incapacitante e negligenciada
danielafilipe
07 Jan. 2020

A CUF Academic and Research Medical Center organiza o I Curso de Formação Pós-Graduada em Cefaleias, no dia 18 de janeiro, a decorrer no Hospital CUF Porto, sendo destinado a profissionais de saúde ligados à área. O My Neurologia conversou com o Prof. Doutor Pereira Monteiro, neurologista no Hospital CUF Porto, que revelou algumas das questões a abordar na formação, bem como a importância da atualização do conhecimento da patologia, normalmente negligenciada, para um diagnóstico precoce.

 

Qual o papel da Otoneurologia na Medicina Geral e Familiar?
Dr. José Saraiva
07 Out. 2019

“Otoneurologia em MGF” foi uma iniciativa que teve por objetivo unir a especialidade de Otorrinolaringologia à Medicina Geral e Familiar. Uma reunião que conta com o seu 4.º ano de existência e é organizada pela CUF Descobertas. Em conversa com o My Neurologia, o Dr. José Saraiva, coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia, explica que esta reunião é realizada “porque o doente procura, muitas vezes, o médico de família por alterações de equilíbrio ou por vertigem”, sendo assim importante dar algumas ferramentas ao médico de MGF “para lidar melhor com estas situações e poder encaminhar para a subespecialidade”. Assista à entrevista em vídeo.

MiGRA Portugal: combater o estigma e o desconhecimento sobre enxaqueca na mira da associação
Madalena Plácido, presidente da MiGRA
23 Set. 2019

A Associação Portuguesa de Doentes com Enxaqueca e Cefaleias (MiGRA Portugal) foi oficialmente apresentada no passado dia 12 de setembro, data em que se assinala o Dia Europeu de Ação na Enxaqueca. Em entrevista, a presidente da MiGRA, Madalena Plácido, e a Dr.ª Elsa Parreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), comentam a importância da criação desta associação para a defesa dos interesses dos doentes que sofrem de enxaqueca e cefaleias em Portugal. Assista aos vídeos.

NeuroGastro 2019 começa já na próxima semana. Saiba quais são os temas que vão estar em discussão
Dr. Luís Novais
26 Ago. 2019

O NeuroGASTRO 2019, Biennial Meeting of the European Society of Neurogastroenterology and Motility (ESNM), decorre entre os dias 5 e 7 de setembro e reúne internos e especialistas de todo o mundo no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O Dr. Luís Novais, chair local do evento, revela que esta é uma iniciativa importante no avanço da Neurogastrenterologia, uma vez que “as doenças vão passar a ser prevenidas através do intestino e da alimentação”. Assista ao vídeo.

O papel da visão no diagnóstico de algumas doenças
Dr. João Lemos
12 Ago. 2019

A Neuro-oftalmologia é uma subespecialidade de fronteira entre a Neurologia e Oftalmologia, e que está vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas que afetam a visão. "Incluem-se no campo de ação da Neuro-oftalmologia um número vasto de patologias”, quem o diz é o Dr. João Lemos, neurologista, que esclarece, em entrevista ao My Neurologia, a importância desta subespecialidade no diagnóstico de algumas patologias.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

Apoios

AkceaSanofi