Entrevistas

BiogenLinc: “Podemos utilizar estes recursos para compreendermos melhor as doenças”
Dr. Filipe Palavra
05 Jun. 2023

O BiogenLinc é uma plataforma destinada a profissionais de Saúde, que permite aceder a conteúdos científicos, formativos e agenda, da área basilar da Biogen: as Neurociências. O Dr. Filipe Palavra, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, explica a importância do projeto e perspetiva o impacto na qualidade dos cuidados ao doente.

Guia Viver Melhor com EM: “Permite uniformizar a linguagem e a informação para o doente”
Enf.ª Teresa Griné
05 Jun. 2023

A Enf.ª Teresa Griné, do Centro Hospitalar e Universitário Lisboa Central, juntamente com uma equipa de enfermeiras, colaborou para a realização do Guia Viver Melhor com Esclerose Múltipla (EM), apresentado nos EM’Contros da Primavera. Em entrevista, destacou que desta forma consegue “uniformizar a informação transmitida a todos os doentes” a nível nacional. Veja a entrevista.

Capacitar, empoderar e desmistificar: as ações que definem o Guia Viver Melhor com EM
Dr. Carlos Capela
15 maio 2023

Capacitar, empoderar e desmistificar. Estas são as três ações que definem o Guia Viver Melhor com Esclerose Múltipla (EM), lançado nos EM’Contros da Primavera, de acordo com o Dr. Carlos Capela, neurologista e diretor do Centro de Responsabilidade Integrado de EM do Hospital Santo António dos Capuchos, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central. Em entrevista, esclarece ainda que o controlo e a monitorização dos doentes necessitam de “uma teia de profissionais de saúde”. Veja o vídeo.

Atrofia cerebral nas pessoas com DT2: segredos de uma complicação esquecida
Dr.ª Carolina Moreno
15 maio 2023

“Brain atrophy in diabetes: secrets from a forgotten complication” foi o tema da preleção da Dr.ª Carolina Moreno, no âmbito do Congresso Português de Diabetes. Em entrevista, a endocrinologista, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), lança a questão: “Será que a atrofia cerebral nas pessoas com diabetes tipo 2 pode ser mais frequente do que se imagina?”. Veja o vídeo.

35.º Encontro Nacional de Epileptologia reuniu mais de 200 participantes
Dr. Francisco Antunes e a Dr.ª Inês Marques
04 Abr. 2023

“Epilepsia, inflamação e autoimunidade” foi o tema da 35.ª edição do Encontro Nacional de Epileptologia (ENE), um evento que decorreu a 10 e 11 de março, em Lisboa. O Dr. Francisco Antunes e a Dr.ª Inês Marques, cosecretários gerais da Comissão Organizadora e ambos neurologistas no Hospital Garcia de Orta, em Almada, assinalaram as principais novidades da 35.ª edição do ENE, que, este ano, ultrapassou os 200 inscritos, superando as expectativas.

“Quase todos os fenómenos que dão origem a epileptogénese envolvem, em certa medida, a ativação de mediadores inflamatórios”
Prof. Doutor João Cerqueira
04 Abr. 2023

“Inflamação e Sistema Nervoso Central” foi o tema da intervenção que ficou a cargo do Prof. Doutor João Cerqueira. Durante a sua apresentação, integrada na conferência intitulada “Epilepsia e inflamação do Sistema Nervoso Central”, o neurologista do Hospital de Braga fez uma revisão dos novos achados que associam a componente inflamatória à epileptogénese.

A relação bilateral entre a inflamação e a epilepsia
Prof. Doutor José Pimentel
04 Abr. 2023

No rescaldo da conferência intitulada “Epilepsia e inflamação do Sistema Nervoso Central”, o Prof. Doutor José Pimentel, que coordena a Unidade de Epilepsia do Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, teceu algumas considerações sobre esta sessão, na qual participou na qualidade de moderador.

“A experiência com cenobamato é encorajadora”
Prof. Doutor Bernhard Steinhoff
04 Abr. 2023

À margem do simpósio promovido pela Angelini Pharma, durante o 35.º Encontro Nacional de Epileptologia, o Prof. Doutor Bernhard Steinhoff, diretor médico do Kork Epilepsy Center, na Alemanha, sumariou a sua experiência da prática clínica com cenobamato, uma pequena molécula com um mecanismo de ação duplo: bloqueia o canal de sódio e atua como modulador alostérico positivo de subtipos do canal iónico de ácido γ-aminobutírico (GABAA), sem ligação ao local de ligação de benzodiazepinas.

Os desafios do tratamento da epilepsia refratária
Prof.ª Doutora Carla Bentes
04 Abr. 2023

“O grande desafio [na prática clínica] é conseguir que o doente com epilepsia fique sem crises. Este deve ser o primeiro objetivo quando pensamos no tratamento de doentes com epilepsia.” Estas palavras foram proferidas pela Prof.ª Doutora Carla Bentes, coordenadora do Centro de Referência de Epilepsias Refratárias do HSM-CHULN, à margem do simpósio da Angelini Pharma, integrado no programa do dia 10 de março do Encontro Nacional de Epileptologia 2023.

Tumores cerebrais: “É importante que a Medicina e a Ciência se juntem para melhorar os tratamentos e a qualidade de vida”
Prof.ª Doutora Cláudia Faria
03 Abr. 2023

“Brain Tumor Target” é o nome de uma plataforma centrada no doente que tem como objetivo contribuir para o conhecimento e melhorar o tratamento dos tumores cerebrais que são uma importante causa de morbilidade e mortalidade em crianças e adultos. Foi criada há mais de dez anos e permite simular a doença humana e testar modelos e terapias inovadoras para a Medicina Personalizada. Em entrevista, a Prof.ª Doutora Cláudia Faria, coordenadora do projeto que levou ao desenvolvimento desta plataforma, “Brain Tumors 360º: from biological samples to precision medicine for patients”, abordou as diferentes etapas deste projeto de investigação, como também a distinção que o projeto mereceu com a receção de uma menção honrosa pelo Prémio BIAL de Medicina Clínica 2022.

Agenda

Agenda News Farma

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

Apoios

RocheSanofi