Entrevistas

O papel da visão no diagnóstico de algumas doenças
Dr. João Lemos
12 Ago. 2019

A Neuro-oftalmologia é uma subespecialidade de fronteira entre a Neurologia e Oftalmologia, e que está vocacionada para o diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas que afetam a visão. "Incluem-se no campo de ação da Neuro-oftalmologia um número vasto de patologias”, quem o diz é o Dr. João Lemos, neurologista, que esclarece, em entrevista ao My Neurologia, a importância desta subespecialidade no diagnóstico de algumas patologias.

Enxaqueca: uma verdadeira patologia que necessita da atenção da comunidade médica
Dr.ª Elsa Parreira
26 Jul. 2019

Na passada segunda-feira, dia 22 de julho, assinalou-se o Dia Mundial do Cérebro, que este ano se dedicou à sensibilização para a enxaqueca, a doença mais comum do cérebro. Em entrevista ao My Neurologia, a Dr.ª Elsa Parreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, refere os principais sintomas desta doença, que diz ser subvalorizada pela comunidade médica, e aponta os principais avanços que têm sido efetuados quanto ao tratamento da mesma.

Esclerose múltipla – a doença das 1.000 caras: "informação é essencial"
Prof. Doutor João Cerqueira
01 Jul. 2019

“Esclerose Múltipla – a doença das 1.000 caras” é um projeto desenvolvido pela Sanofi Genzyme que tem como objetivo promover o acesso a informação fidedigna e de qualidade relativamente às várias vertentes da esclerose múltipla (EM). Na prática, serão desenvolvidos seis guias informativos sobre várias temáticas relacionadas com a doença e serão lançados mensalmente até ao final do ano. Irão ser abordados vários temas como: Esclerose Múltipla e Diagnóstico, Sintomas da Esclerose Múltipla, Atrofia Cerebral na Esclerose Múltipla, Planeamento Familiar na Esclerose Múltipla, Exercício físico na Esclerose Múltipla, Vitamina D e Esclerose Múltipla. Cada edição é introduzida por uma nota de abertura assinada pelo Prof. Doutor João Cerqueira, presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM).

NeuroGASTRO 2019: "Portugal tem capacidade de ombrear científica e clinicamente os melhores centros internacionais"
Dr. Luís Novais
17 Jun. 2019

"Em Portugal, a Neurogastrenterologia tem capacidade de ombrear cientificamente e clinicamente os melhores centros internacionais, tanto na área da formação como na prestação de cuidados médicos". As palavras são do Dr. Luís Novais, quando questionado sobre os objetivos que se pretendem atingir no NeuroGASTRO 2019, a Biennial Meeting of the European Society of Neurogastroenterology and Motility (ESNM), que decorre pela primeira vez em Portugal. Assista ao vídeo da entrevista.

Guias de aprendizagem apresentam-se como ferramenta para a educação terapêutica da pessoa com esclerose múltipla
Enf.ª Ana Matilde Cabral (HBA) e Enf.ª Berta Augusto (CHUC)
03 Jun. 2019

Foram recentemente desenvolvidos quatro guias de aprendizagem para ajudar os doentes com esclerose múltipla e cuidadores a gerir melhor a doença. O projeto, designado “Percursos na EM: Olhar, Pensar e Agir na Esclerose Múltipla (EM)”, que conta com o apoio da farmacêutica Novartis, é da autoria de um grupo de profissionais de Saúde, entre os quais fazem parte a Enf.ª Ana Matilde Cabral, do Hospital Beatriz Ângelo, e a Enf.ª Berta Augusto, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra que, em entrevista ao My Neurologia, explicitam os principais objetivos desta iniciativa.  

Prof. Doutor Nuno Trigueiros é o novo presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia
Prof. Doutor Nuno Trigueiros
03 Jun. 2019

O Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) marcou a passagem de testemunho da direção. O Prof. Doutor Nuno Trigueiros assumiu, nessa ocasião, a presidência da APO para o triénio 2019-2022, sucedendo assim à Dr.ª Conceição Monteiro. Em entrevista ao My Neurologia, o Prof. Doutor Nuno Trigueiros comentou “o peso da responsabilidade” que este cargo exige e adiantou algumas das linhas orientadoras que vão ser postas em práticas nos próximos anos. Veja o vídeo.

Conselho Português para o Cérebro: especialidades do cérebro "debaixo do mesmo chapéu"
Prof.ª Doutora Ana Cristina Rego e Prof. Doutor Pedro de Melo Freitas
05 Abr. 2019

O Conselho Português para o Cérebro (CPC) agrega sociedades científicas e associações de doentes ligadas às especialidades de Psiquiatria e Saúde Mental, Neurologia, Neurociências, Neurorradiologia, Neurocirurgia, Neuropediatria e é membro filiado do European Brain Council (EBC). OProf. Doutor Pedro de Melo Freitas e a Prof.ª Doutora Ana Cristina Rego são vice-presidentes do CPC e, em entrevista ao My Neurologia, explicam o que motivou os profissionais envolvidos a avançar com a criação deste Conselho.

 

Sociedade Portuguesa de Cefaleias reúne especialistas para discutir e partilhar técnicas terapêuticas
Dr.ª Elsa Parreira, presidente da SPC
20 Mar. 2019

“Bloqueios de nervo periférico e outras técnicas terapêuticas em cefaleias” é o mote da Reunião da Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), marcada para os próximos dias 22 e 23 de março, no SANA Metropolitan Hotel. Em entrevista ao My Neurologia, a Dr.ª Elsa Parreira, presidente da SPC, apresenta alguns dos temas principais em destaque no programa do encontro, que visa a discussão e partilha de conhecimentos e experiências, relativamente à utilização de determinadas terapias nos diferentes tipos de cefaleias.

 

Novas "armas" de tratamento preventivo da enxaqueca
Prof. Doutor José Pereira Monteiro, ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias
11 Mar. 2019

Recentemente, foram desenvolvidos novos medicamentos, dirigidos especificamente à prevenção da enxaqueca. É o caso do anticorpo monoclonal erenumab, que está aprovado como estratégia profilática da enxaqueca em doentes adultos que reportaram, pelo menos, quatro dias de enxaqueca por mês. O Prof. Doutor José Pereira Monteiro, neurologista e ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias (SPC), comentou, no final da sessão educacional “Migraine Science Day 2.0”, as vantagens associadas a estas novas opções de tratamento das enxaquecas. Assista ao vídeo da entrevista ao My Neurologia.

 

"Doentes devem procurar ajuda médica especializada" para resolver crises de enxaqueca
Dr.ª Paula Esperança, Neurologia Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
11 Mar. 2019

No final da reunião “Migraine Science Day 2.0”, a Dr.ª Paula Esperança, neurologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (Hospital dos Capuchos) defendeu que é preciso aumentar a perceção relativamente à enxaqueca, sobretudo entre a população de doentes, de modo a que estes procurem ajuda médica especializada. Assista ao vídeo da entrevista ao My Neurologia.

 

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.