Entrevistas
O Dr. Filipe Gonçalves, da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA), conversou com a News Farma a propósito da missão e papel que a Associação tem desempenhado junto de doentes, cuidadores e profissionais de saúde. Além disso, destacou a exposição de fotografias intitulada de “Photovoice: Viver com Esclerose Lateral Amiotrófica”, inserida no evento “I Seminário APELA(R) para as doenças neurodegenerativas”, que se irá realizar de 17 a 18 de novembro, em formato presencial e online. Assista à entrevista.
“Claro que existe uma associação e é muito complexa, porque o doente com aterosclerose está em risco de ter lesões vasculares cerebrais, que aumentam o risco de demência.” Quem o afirma é a Prof.ª Doutora Ana Verdelho, neurologista no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, no âmbito da sessão “controvérsias do risco cardiovascular”, sobre o tema “Demência e aterosclerose: existe associação?”, no XXXI Congresso Português de Aterosclerose. Veja a entrevista.
À margem do simpósio “How immune reconstitution therapy has transformed MS management: Lessons from real-world experience with cladribine tablets”, promovido pela Merck durante o ECTRIMS 2023, o Dr. Carlos Capela, neurologista e coordenador do Centro de Tratamento de Esclerose do Hospital de Santo António dos Capuchos (Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central), assinalou as principais mensagens desta sessão. Assista ao vídeo.
Estas foram as declarações da Prof.ª Doutora Sónia Batista, do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, numa entrevista durante o MSMilan 2023, o 9.º congresso conjunto do European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) e do Americas Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ACTRIMS), que teve lugar em Milão, nos dias 11 a 13 de outubro.
Findos os trabalhos do MSMilan2023 chega a altura de realizar um balanço do evento. Convidámos o Prof. Doutor João Cerqueira a partilhar o seu parecer sobre o desenrolar desta 9.ª edição de reunião conjunta entre o European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) e do Americas Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ACTRIMS).
"Age as a predictive factor of disease activity after discontinuation of Disease Modifying Treatment in Multiple Sclerosis" é o nome do trabalho assinado pela Dr.ª Mafalda Delgado Soares, que mereceu representação no MSMilan2023. Assista ao depoimento onde a médica do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central explica os contornos do estudo.
O Prof. Doutor João Cerqueira viajou até Itália para marcar presença no MSMilan2023. Em entrevista, divulga os seus principais destaques do evento, que considera terem muita relevância para o desenvolvimento da gestão da esclerose múltipla.
O abstract "Characterisation of prodromal symptoms in a cohort of Radiologically Isolated Syndrome patients" trata-se de um trabalho português apresentado no MSMilan2023, assinado pela Dr.ª Patrícia Faustino. A autora partilha, em entrevista, os objetivos e resultados principais do estudo.
Entrevistada durante o MSMilan 2023, a Prof.ª Doutora Maria José Sá, neurologista no Centro Hospitalar de São João, salienta a relevância das smouldering lesions na esclerose múltipla e refere algumas estratégias terapêuticas. O 9.º congresso conjunto do European Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ECTRIMS) e do Americas Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis (ACTRIMS) decorreu entre 11 e 13 de outubro, em Milão.
O estudo “Monitoring of natalizumab serum levels in a portuguese multiple sclerosis outpatient clinic”, que é apresentado sob a forma de poster no ECTRIMS 2023 (P1540), surgiu de uma parceria que foi estabelecida entre “uma pequena empresa americana (AegirBio)” e o Prof. Doutor João Correia de Sá, que, na qualidade de diretor do Serviço de Neurologia do CHULN, liderou a investigação. Veja as declarações do especialista, que falou com a Médico News durante o ECTRIMS 2023.