Entrevistas

“Financiamento do erenumab é uma mais-valia”
Prof.ª Doutora Raquel Gil Gouveia
12 Abr. 2021

O erenumab “é um fármaco com uma boa taxa de resposta, é muito bem tolerado e é fácil de administrar”, considera a Prof.ª Doutora Raquel Gil Gouveia. Em entrevista à My Neurologia, a especialista, que integra o Centro de Cefaleias do Hospital da Luz, congratulou-se com a aprovação do financiamento daquele medicamento para o tratamento de doentes com enxaqueca.

“As pessoas com enxaqueca merecem este fármaco”
Dr.ª Isabel Luzeiro
12 Abr. 2021

“O erenumab representa um avanço estrondoso para o tratamento da enxaqueca”. A afirmação é da Dr.ª Isabel Luzeiro, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN), que, em declarações à My Neurologia, abordou as vantagens deste fármaco, bem como quais os avanços que veio trazer a nível científico. Veja a entrevista completa.

“O erenumab é uma grande vantagem na terapêutica da enxaqueca”
Dr.ª Elsa Parreira
12 Abr. 2021

O financiamento do fármaco erenumab, para o tratamento da enxaqueca, é o ponto de partida para uma entrevista com a Dr.ª Elsa Parreira, presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias. Na sua opinião, este fármaco, por ter sido desenvolvido especificamente, constitui uma mais-valia no tratamento da enxaqueca. Leia a entrevista completa.

Semana de Epilepsia: “O objetivo é fazer uma retrospetiva de 2020 na área”
Prof. Doutor Francisco Sales
22 Fev. 2021

No âmbito do Dia Internacional da Epilepsia, que se assinalou no passado 8 de fevereiro, a Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) associa-se à campanha “Epilepsia é mais do que ter crises”. Em entrevista à My Neurologia, o Prof. Doutor Francisco Sales, médico neurologista, coordenador do Centro de Referência de Epilepsia Refratária do CHUC, e membro da comissão organizadora da Semana de Epilepsia, explica que um dos objetivos das iniciativas organizadas “é fazer uma retrospetiva de 2020 nesta área, o que há de novo em termos de terapêutica, no diagnóstico, nos exames complementares e na genética”. Assista ao vídeo.

Plataforma de Congressos Virtuais da News Farma multiplicou entre três e cinco a audiência dos congressos físicos
Ana Branquinho
28 Dez. 2020

“A News Farma sempre inovou na forma de comunicar com os profissionais de saúde e é por isso que continua a ser a referência editorial nesta área”. Em entrevista, Ana Branquinho, diretora de Marketing da News Farma, explica como, neste ano de 2020, os constrangimentos provocados pela pandemia vieram catapultar a relevância do digital, e fala na grande aposta no desenvolvimento de uma plataforma de congressos virtuais imersivos on demand, pensada à medida de cada organizador, de cada participante, de cada patrocinador. Em antevisão, afirma ainda que “o ano de 2021 tem um enorme potencial em matéria de congressos virtuais on demand e em todo o tipo de formação para profissionais de saúde, como é o caso da dos jovens especialistas, que são, neste momento, uma preocupação transversal a todas as áreas”.

Dia Mundial da Esclerose Múltipla: como se está a acompanhar a doença em Portugal?
Filipa Duarte
15 Jun. 2020
A esclerose múltipla é uma doença crónica que afeta mais as mulheres, “como todas as autoimunes”, predominantemente entre os 20 e os 40 anos, ainda que possa surgir em qualquer idade. Quem o diz é o Dr. José Vale, presidente do Colégio de Neurologia da Ordem dos Médicos, a propósito das celebrações do Dia Mundial da Esclerose Múltipla, assinalado no passado dia 30 de maio. O My Neurologia conversou com o especialista sobre o acompanhamento destes doentes em Portugal e os progressos na terapêutica ao longo do tempo. Assista ao vídeo.
 
APDPk: as adaptações da associação no apoio aos seus doentes
Dr.ª Ana Botas
04 maio 2020

A Associação de Doentes de Parkinson (APDPk) lançou, no mês de abril, uma linha de apoio e um manual de exercícios para colmatar a falta das sessões presenciais e prestar apoio a todos os associados. O My Neurologia esteve à conversa com a Dr.ª Ana Botas, presidente da associação, que explica no que consistem estas iniciativas e qual tem sido o feedback recebido. Leia a entrevista na íntegra.

A surdez na doença de Ménière e o papel da reabilitação
Dr.ª Conceição Monteiro
09 Mar. 2020

A presença de doentes reabilitados no debate da perda de audição é, segundo a Dr.ª Conceição Monteiro, fundamental para a sensibilização, prevenção e reabilitação do problema junto da população em geral. Nesse sentido, a especialista acredita na importância de eventos que fomentem a conversa e a partilha de vivências entre pessoas com perda auditiva, como é o caso da celebração que decorreu no Hospital Lusíadas Lisboa, no passado dia 3 de março. Assista à entrevista em vídeo.

Software de análise de biomarcadores de imagem por ressonância magnética cerebral é “solução versátil”
b2Quant
24 Fev. 2020

O My Neurologia conversou com a b2Quant, a startup portuguesa da área da Neurologia e Neurociência premiada no âmbito do programa Techcare da Novartis, que revelou a versatilidade do seu software para o avanço da especialidade. O sistema permite analisar biomarcadores de imagem por ressonância magnética cerebral, apresentando medições fiáveis de estruturas cerebrais e indicadores de doença através de algoritmos baseados em inteligência artificial. A startup acredita ainda que o registo de métricas de imagem permitirá aos neurologistas construir uma base de dados valiosa, principalmente no que diz respeito a patologias como a esclerose múltipla, que muito dependem da imagem médica.

ESC Atlas revela que Portugal está entre os piores países na mortalidade por AVC
Prof. Doutor Victor Gil
27 Jan. 2020

Os valores da mortalidade por acidente vascular cerebral (AVC) em Portugal são superiores aos de todos os países da Europa Ocidental. Este é um dos resultados da segunda edição do estudo Atlas da Cardiologia da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), que foram apresentados no dia 20 de janeiro, na sede da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), em Lisboa. Em entrevista, o Prof. Doutor Victor Gil, presidente da SPC, realçou que Portugal tem um longo caminho a percorrer nesta matéria. Assista à entrevista.

 

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

PUB

Apoios

NovartisSanofi