Atualidade

22 Abr. 2019

O Hospital Particular do Algarve – Gambelas, em Faro, começou a contar com a consulta especializada de cefaleias, desde o início deste mês de abril e a decorrer às segundas-feiras de manhã.

 

22 Abr. 2019

Os doentes de Parkinson chegam a esperar um ano por uma consulta de acompanhamento, depois da primeira referente ao diagnóstico. O alerta é da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk), a propósito do Dia Mundial da Doença de Parkinson, assinalado no último dia 11 de abril. No âmbito das celebrações, surge também o lançamento de uma campanha de sensibilização, #UniteforParkinsons, cujo lema é “Aproveitar mais de cada dia”.

 

 

22 Abr. 2019

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal estão a comemorar o 6.º ano de atividade do Café Memória. As sessões de tertúlia pretendem reunir pessoas com problemas de memória ou demência, os respetivos familiares ou cuidadores e profissionais de saúde, para partilhar experiências, informação e suporte mútuo, num ambiente descontraído e informal.

 

05 Abr. 2019

Uma investigação recente, publicada na revista científica Cell Transplantation, revelou o sucesso do tratamento de lesões cerebrais com células estaminais do tecido do cordão umbilical, apresentando melhorias significativas na qualidade de vida do doente.

 

05 Abr. 2019

A ExoBike é uma estrutura semelhante a uma bicicleta fixa que possui um conjunto de sensores e atuadores e que reage dinamicamente à atividade do seu utilizador. Além disso, permite aos profissionais médicos aplicar terapias em que o esforço solicitado seja adaptado ao doente. Os movimentos e forças executadas pelos doentes são monitorizados com sensores sem fios e com uma solução de realidade virtual que permite colocar os utilizadores perante situações correlacionadas com a realidade. Possui ainda a capacidade de recolher, armazenar e tratar dados, que podem posteriormente ser analisados por profissionais qualificados.

 

05 Abr. 2019

Arrancou no último dia 1 de abril o prazo para a submissão de abstracts para a Reunião da Primavera do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), prolongando-se até 30 de abril. “Reabilitação na Esclerose Múltipla, Vamos Atuar Agora!” é o mote da iniciativa, que decorre entre 31 de maio e 1 de junho em Aveiro. O programa do encontro já está também disponível.

 

05 Abr. 2019

A Teva Pharmaceutical Industries Ltd. (NYSE e TASE: TEVA) anunciou que a Comissão Europeia (CE) concedeu a Autorização de Introdução no Mercado a fremanezumab 225 mg solução injetável em seringa pré-cheia para o tratamento profilático da enxaqueca em adultos que têm pelo menos 4 dias de enxaqueca por mês. Fremanezumab é um anticorpo monoclonal humanizado (mAb) que se liga ao CGRP (péptido relacionado com o gene da calcitonina) e bloqueia a sua ligação ao recetor. É o primeiro e único tratamento anti-CGRP aprovado na União Europeia (UE) e nos Estados Unidos (EUA) desenvolvido para a prevenção da enxaqueca que oferece a opção de regime mensal e trimestral.

 

05 Abr. 2019

A cidade de Elvas é palco da 1.ª edição da Feira da Saúde,decorrida a 7 de abril. A Feira acolheu a “MS Inside Out Experience”, organizada pela farmacêutica Merck, que possibilita aos participantes conhecer os desafios dos portadores de esclerose múltipla (EM). A iniciativa, organizada pela Delegação Distrital de Portalegre da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), em colaboração com a Câmara Municipal de Elvas, surge a propósito do Dia Mundial da Saúde, que se assinala anualmente nesse dia.

 

05 Abr. 2019

Todos os anos, celebra-se o Dia Nacional do Doente com AVC, a 31 de março, com o intuito de alertar a população para a realidade do acidente vascular cerebral (AVC) em Portugal. Para além da aposta nas medidas de prevenção e na divulgação dos sinais de alerta e fatores de risco de AVC, a efeméride surge também para relembrar o determinante papel desempenhado pela reabilitação pós-AVC na recuperação e reintegração dos sobreviventes.

 

05 Abr. 2019

Acabam de ser publicados, por uma equipa do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S), dois artigos, onde é associado um conjunto de genes à idade em que a paramiloidose se começa a manifestar. A investigação permite, ainda, perceber qual a razão para que o aparecimento da doença surja em idades muito diferentes, mesmo em doentes da mesma família, permitindo uma melhor previsão do início dos sintomas.

 

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.