Atualidade

07 Out. 2019

Um estudo realizado em Espanha demonstrou que é possível minimizar as lesões cerebrais provocadas por radioterapia usando células estaminais mesenquimais do tecido adiposo (gordura). O estudo, já publicado na revista científica “Frontiers in Cellular Neuroscience”, foi realizado em modelo animal e teve como objetivo encontrar uma solução terapêutica para os doentes com tumores cerebrais que, após serem submetidos a radioterapia para eliminação das células cancerígenas, acabam por sofrer danos neurológicos irreparáveis.

07 Out. 2019

A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) organiza, nos próximos dias 25 e 26 de outubro, a 10.ª Reunião Nacional das Unidades de AVC e 17.ª Reunião Anual da SPAVC, respetivamente. O encontro multidisciplinar decorre em Lisboa e tem como objetivo debater aspetos atuais no que respeita à abordagem do doente afetado por esta patologia, desde a prevenção à reabilitação.

07 Out. 2019

A exposição “A Minha Esclerose Múltipla Invisível” é uma exposição itinerante que apresenta 12 painéis sobre os sintomas invisíveis mais comuns da esclerose múltipla e que passam despercebidos à população no geral.

07 Out. 2019

A Teva Pharmaceutical Industries Ltd.anunciou que os resultados do estudo de fase IIIb FOCUS, que avaliou fremanezumab versus placebo em doentes adultos com enxaqueca com resposta prévia inadequada a duas a quatro classes de tratamentos preventivos, foram publicados online antes da impressão na The Lancet. O estudo demonstrou que fremanezumab foi superior ao placebo em todos os endpoints primários e secundários. O endpoint primário do estudo foi a alteração média, em relação ao valor basal, no número médio mensal de dias com enxaqueca durante o período de tratamento de 12 semanas após a primeira dose. 

23 Set. 2019

Os resultados de um ensaio clínico recente, realizado nos Estados Unidos da América (EUA), indicam que a administração de células do tecido adiposo em doentes com Alzheimer é capaz de atrasar o declínio nas capacidades cognitivas, característico desta doença.

23 Set. 2019

O Politécnico de Leiria vai apresentar no Dia Mundial da Doença de Alzheimer, 23 de setembro, um programa digital de estimulação para idosos com declínio cognitivo. A plataforma conta com uma aplicação a ser utilizada pelos idosos, sozinhos ou acompanhados, e com um website, acessível apenas a profissionais de saúde. O Digi&Mind será apresentado na Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, pela equipa de investigadores da ESSLei e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.

23 Set. 2019

Aumentar a consciencialização para a esclerose múltipla (EM) e o acesso aos medicamentos inovadores capazes de travar a progressão da doença são duas das medidas reivindicadas pelas associações representativas dos cidadãos com EM, os seus familiares e cuidadores que, juntos, subscrevem a “Carta Aberta de Princípios Orientadores para Tratar, Gerir e Cuidar o Cidadão com Esclerose Múltipla”.

09 Set. 2019

O grupo de investigadores do Centro de Neurociência e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) descobriu o mecanismo de regulação do desenvolvimento do sistema nervoso, que pode abrir novos caminhos no estudo lesões da medula e doenças como a esclerose lateral amiotrófica.

09 Set. 2019

Durante a formação e lembrança de memórias visuais de pessoas com epilepsia, o hipocampo gera ondulações rápidas formadas por ondas (SWR) na atividade neuronal. Este é o resultado de um estudo que permitiu perceber que podem vir a melhorar-se as terapias usadas na recuperação de doenças em que há défices de memória, como a doença de Alzheimer.

09 Set. 2019

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) e o Politécnico de Leiria chegaram a acordo para a utilização de uma das áreas do edifício científico-pedagógico do Campus 5, junto ao Hospital de Santo André (HSA), para a Consulta Externa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental (SPSM), já a partir de 16 de setembro. Esta mudança, formalizada pelos responsáveis das duas instituições no passado dia 30 de agosto, será temporária e viabilizará o aumento da capacidade de resposta deste Serviço, no âmbito do projeto de expansão das áreas da Consulta Externa que já se encontra em curso.

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoios