Atualidade

24 Jan. 2022

O prazo relativo à apresentação das candidaturas para a atribuição de Bolsas e Menções Honrosas 2022, concedidas pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE), decorre até ao dia 15 de fevereiro.

24 Jan. 2022
Um novo estudo, publicado no passado dia 6 de janeiro, estima que 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050, quase o triplo do estimado para 2019 (57 milhões), devido ao crescimento e envelhecimento da população. O estudo foi divulgado na publicação científica The Lancet Public Health, poucos meses depois de um outro, da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima para Portugal 351.504 pessoas com demência em 2050, menos do dobro do número previsto para 2019 (200.994).
24 Jan. 2022

Estudo de vários anos, que envolveu mais de 10 milhões de militares dos Estados Unidos, mostra que o risco de esclerose múltipla aumentou mais de 30 vezes em quem foi infetado com o vírus Epstein-Barr, conhecido por causar a doença do beijo.


10 Jan. 2022

Um estudo, que envolveu quase três mil adultos entre os 57 e os 85 anos, demonstrou que quem não consegue identificar, pelo menos, quatro em cada cinco cheiros comuns tem o dobro das hipóteses de vir a desenvolver a doença de Alzheimer em cinco anos.

10 Jan. 2022

Um novo estudo, divulgado na publicação científica The Lancet, estima que 153 milhões de pessoas no mundo terão demência em 2050, devido ao envelhecimento da população e a fatores de risco, como a obesidade.

10 Jan. 2022

A Sanofi Genzyme lançou a Multiple Sclerosis Academy (MS Academy), um programa de formação certificada em parceria com a Advanced Health Education (AHED). Direcionado para internos de Neurologia, este programa visa contribuir para a inovação, atualização e consolidação do conhecimento sobre esclerose múltipla, bem como promover um debate aberto e a partilha de experiências sobre temas práticos a partir da perspetiva clínica.

30 Dez. 2021

A associação entre cheiros e lugares parece ser um aspeto profundamente enraizado da cognição humana. Um estudo publicado na revista científica Nature apresenta uma possível explicação.

27 Dez. 2021

A interna de Neurologia no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, doutoranda da FMUL e investigadora Prof.ª Doutora Daniela Pimenta da Silva foi distinguida com o Prémio João Lobo Antunes 2021, por conduzir um ensaio clínico que vai testar o uso de óculos de realidade virtual na reabilitação de doentes de Parkinson.

27 Dez. 2021

O estudo “A Face das Emoções na Pandemia”, desenvolvido pelo investigador Prof. Doutor João Alves, sob a orientação do diretor do Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab), Prof. Doutor Freitas-Magalhães, da Universidade Fernando Pessoa (UFP), concluiu que a máscara provoca maior perceção da dor e da raiva por parte do cérebro, ficando mais alerta na procura dos padrões faciais devido à parte inferior da face estar tapada.

27 Dez. 2021

Até 90% do risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC), ou doença arterial periférica (DAP) pode ser explicado pelo tabagismo, maus hábitos alimentares, falta de atividade física, obesidade abdominal, tensão arterial elevada, dislipidemia, diabetes, fatores psicossociais, ou consumo de álcool. As mais recentes guidelines da European Society of Cardiology (ESC) centram-se na doença cardiovascular aterosclerótica (DCV) que afeta as artérias.

Agenda

Agenda News Farma

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

PUB

Apoios

LillyNovartisSanofi