Atualidade

14 Jun. 2022

A criação de imagens sintéticas permitirá melhorar o diagnóstico e o tratamento de tumores cerebrais malignos, num novo contributo da inteligência artificial para combater esta doença, de acordo com um estudo divulgado pela Universidade de Valladolid, Espanha.

14 Jun. 2022

O Hospital Lusíadas Albufeira adquiriu um equipamento de nova geração de ressonância magnética com inteligência artificial (IA), com o intuito de disponibilizar o acesso aos melhores cuidados de saúde na região algarvia.

14 Jun. 2022

A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) vai assinalar o Dia Mundial de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), celebrado a 21 de junho, com a apresentação de alguns projetos tecnológicos disruptivos que podem fazer a diferença na qualidade de vida da pessoa com ELA e dos seus cuidadores.

30 maio 2022

Um estudo da Universidade de Coimbra (UC) revelou que “nem todas as mudanças produzidas no cérebro, em resultado do envelhecimento, alteram o desempenho cognitivo”. O estudo, de acordo com a UC, concluiu que “o cérebro muda de forma significativa com o envelhecimento, mas, pelo menos, parte dessas alterações, poderão não ser relevantes do ponto de vista do seu funcionamento”.

30 maio 2022

A Fundação Champalimaud anunciou, no passado dia 27 de maio, na Warehouse (no futuro Ocean Campus), o lançamento de um novo programa de investigação, reunindo especialistas de várias áreas, e que se propõe a “revolucionar a Medicina” através da ligação entre a Neurociência Comportamental e a tecnologia avançada.

30 maio 2022

A delegação de Lisboa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) recebeu recentemente o selo Qualis que visa premiar as associações que cumpram fatores de qualidade na área da gestão de organizações sem fins lucrativos.

16 maio 2022

O Centro de Medicina do Sono do Hospital CUF Porto foi reconhecido pela Sociedade Europeia de Investigação em Sono, como Laboratório Europeu de Investigação em Sono. O Hospital CUF Porto é o primeiro hospital privado português a integrar esta rede europeia de laboratórios.   

16 maio 2022

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) lideram um projeto, financiado em quatro milhões de euros, com o objetivo de criar o primeiro sensor subcutâneo para antecipar ataques de epilepsia e prevenir a morte súbita.

16 maio 2022

A equipa do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) ganhou uma das bolsas atribuídas pelo programa Building Better Tomorrow, liderado pela Roche, para inovação na área das demências.

03 maio 2022

Integrada no Congresso da Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento – SPDMov 2022, decorreu, a 2 de abril, a sessão “A doença de Parkinson avançada – do diagnóstico precoce à experiência com Duodopa”, promovido pela Abbvie. O painel da sessão foi composto pelas neurologistas Dr.ª Margarida Rodrigues, do Serviço de Neurologia do Hospital de Braga e Dr.ª Anabela Valadas, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte.

Agenda

Agenda News Farma

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

PUB

Apoios

LillyNovartisRocheSanofi