Atualidade

21 Set. 2020

Chegar a um tratamento eficaz para a doença de Machado-Joseph; combater a doença de Alzheimer com recurso à inteligência artificial; criar um dispositivo portátil que permita otimizar o tratamento e prevenir a mortalidade nas doenças neurológicas comuns, como a doença de Parkinson. São estes os três projetos vencedores do Building Tomorrow Together.

21 Set. 2020

A equipa de investigadores liderada pelo Prof. Doutor Miguel Castanho, investigador principal do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, está a elvar a cabo o projeto NOVIRUSES2BRAIN. O principal objetivo da investigação passa por desenvolver fármacos capazes de chegar ao cérebro e aí inativar vírus, como dengue, zika ou HIV, evitando os seus possíveis efeitos neurológicos.

21 Set. 2020

Desenvolvido em parceria entre a Rede Internacional de Saúde Mental e Apoio Psicossocial (MHPSS.net) e o Instituto Nacional de Emergência Médica de Portugal (INEM), o Guia de Recursos sobre Saúde Mental e Apoio Psicossocial (SMAPS) durante o surto de COVID-19 é baseado em informações e recursos que estão atualmente disponíveis, e será atualizado com a progressão de novos conhecimentos que estiverem disponíveis.

07 Set. 2020

No mês em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, a Alzheimer Portugal, com o apoio da Presidência da República, lança uma campanha solidária onde se posiciona como uma “ajuda” a todos aqueles que tenham sido diagnosticados com demência.

07 Set. 2020

Intitula-se de Convolution Neural Network Models for Acute Leukemia Diagnosis e é o artigo que faz com que o professor no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica do INEGI, Prof. Doutor João Tavares, conquistasse uma Menção Honrosa na International Conference on Systems, Signals and Image Processing (IWSSIP) 2020.

24 Ago. 2020

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS) concluíram, com base num estudo na Urgência Metropolitana de Psiquiatria do Porto, que as idas às urgências caíram “para metade” durante o estado de emergência.

24 Ago. 2020

Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) estão a desenvolver, no âmbito de um projeto transfronteiriço, biossensores descartáveis que, através da identificação de potenciais biomarcadores associados ao Alzheimer, visam detetar precocemente a doença.

24 Ago. 2020

Um terço das crianças do mundo estão intoxicadas com chumbo, o que pode causar danos irreparáveis ao cérebro, de acordo com um relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pela organização não-governamental (ONG) Pure Earth.

24 Ago. 2020

Com o objetivo de oferecer uma resposta altamente diferenciada a doenças que se manifestam na região peri-ocular, cujo tratamento exige com frequência a intervenção de várias especialidades, o Hospital CUF Descobertas criou a Unidade de Órbita, tornando-se, assim, o primeiro prestador de cuidados de saúde em Portugal a disponibilizar esta valência.

10 Ago. 2020

As vacinas contra a gripe e contra a pneumonia podem, não só, reduzir as hipóteses de sofrer destas doenças, como também reduzir o risco de Alzheimer no futuro, de acordo com dois estudos que foram apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, de 27 a 31 de julho.

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo