Atualidade

16 Nov. 2020

O fármaco BIIB037 desenvolvido pela farmacêutica norte-americana Biogen Inc vai ser o primeiro medicamente aprovado para ajudar a retardar a doença de Alzheimer. Ainda assim, não é uma cura para esta doença neurológica, mas pode atrasar o seu desenvolvimento durante o período de um ano.

16 Nov. 2020

De acordo com um estudo publicado na revista Trends in Neurosciences, a COVID-19 pode desencadear a doença de Parkinson, mesmo em pessoas sem histórico familiar de doença degenerativa.

16 Nov. 2020

As investigadoras Prof. Doutora Inês Machado, do Instituto Superior Técnico, e Dr.ª Isabel Oliveira, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistaram o primeiro lugar na categoria de Doutoramento e Mestrado, respetivamente, com projetos inovadores na área da neurologia, tendo em conta o prémio Fraunhofer Portugal Challenge.

16 Nov. 2020

A Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda foi distinguida com o prémio Diamond Status nos ESO Angels Awards.

02 Nov. 2020

No âmbito do Dia Mundial do AVC, que se assinalou a dia 29 de outubro, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) aliou-se à campanha internacional da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO): “Junte-se ao movimento para prevenir o AVC”.

02 Nov. 2020

A Associação Portugal AVC, em parceria com a Bayer Portugal, lançou o prémio de jornalismo que visa premiar trabalhos cuja temática seja a qualidade de vida do doente após um acidente vascular cerebral.

19 Out. 2020

Um estudo realizado por mais de 70 investigadores brasileiros demonstra que a COVID-19 pode afetar o cérebro e provocar a morte de neurónios. Esta realidade não acontece apenas em doentes graves.

19 Out. 2020

Três jovens de nacionalidade irlandesa e nigeriana criaram a aplicação Memory Haven que ajuda pessoas diagnosticadas com demência. Esta app venceu o concurso “Technovation World Summit”.

19 Out. 2020

A unidade hospitalar de Portimão integra agora a Via Verde de Acidente Vascular Cerebral (AVC), o que ajuda os doentes com sintomas sugestivos de AVC a ter um diagnóstico facilitado.

19 Out. 2020

A dieta cetogénica é uma dieta rica em gordura, pobre em hidratos de carbono e com teor adequado em proteína, que demonstrou ser segura e eficaz na gestão do doente adulto em estado de mal epiléptico com epilepsia refratária.

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo