Atualidade

19 Abr. 2021

Como forma de consciencializar para o facto de o AVC ser a principal causa de morte e de incapacidade em Portugal, a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos alerta para a situação em que vivem os sobreviventes desta patologia, bem como para a falta de cuidados prestados.

19 Abr. 2021

A spin-off inSignals Neurotech, que desenvolve dispositivos médicos para a quantificação de sintomas motores de doenças neurodegenerativas de forma a obter melhores resultados clínicos, recebeu um investimento de 100 mil euros através da call INNOV-ID, uma iniciativa lançada pela Portugal Ventures, para responder às medidas propostas pelo Governo.

19 Abr. 2021

A Comissão Europeia, segundo a farmacêutica Novartis, aprovou o medicamento ofatumumab para o tratamento de esclerose múltipla com surtos (EMS) em adultos com doença ativa definida por características clínicas ou imagiológicas.

19 Abr. 2021

A empresa farmacêutica BIAL desenvolveu uma nova área no site “Keep it ON”, dedicado à doença de Parkinson, que tem como objetivo apoiar as pessoas que sofrem com esta patologia.

19 Abr. 2021

A News Farma criou uma plataforma de partilha de conhecimento científico totalmente dedicada ao tema enxaqueca. A página já está online e é dirigida exclusivamente a profissionais de saúde. Na plataforma poderá encontrar conteúdos educacionais atualizados, em diferentes formatos, sobre tópicos relevantes e de interesse crescente na área da enxaqueca.

05 Abr. 2021

Vários estudos publicados indicam que os tratamentos com células estaminais do sangue e do tecido do cordão umbilical estão associados a melhorias em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA).

05 Abr. 2021

A Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia Pediátrica e Sono, a Sociedade Portuguesa de Neurologia e a Sociedade Portuguesa de Neuropediatria enviaram uma carta à Task Force para a vacinação contra a COVID-19, cujo propósito é incluir na primeira fase de vacinação as pessoas com doenças neuromusculares.

05 Abr. 2021

No âmbito da Quinzena do AVC, uma iniciativa que pretende sensibilizar para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) está a programar, em conjunto com outros parceiros, algumas atividades que vão decorrer em formato online. Tudo para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC.

05 Abr. 2021

O grupo TEVA Portugal anunciou o lançamento de fremanezumab 225 mg, uma solução injetável subcutânea para a profilaxia da enxaqueca em adultos que têm, pelo menos, quatro dias de enxaqueca por mês e que tenham tido três ou mais falências terapêuticas prévias. É um anticorpo monoclonal humanizado (mAb) que se liga ao péptido relacionado com o gene da calcitonina (CGRP) e bloqueia a sua ligação ao recetor. Fremanezumab é o único anti-CGRP aprovado com as opções de dosagem mensal e trimestral.

22 Mar. 2021

Um estudo da Northwestern University, nos Estados Unidos, concluiu que o sono profundo tem a capacidade regeneradora de limpar “resíduos do cérebro”, como a eliminação de proteínas tóxicas que podem levar a doenças neurodegenerativas.

Agenda News Farma

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo