Atualidade

12 Fev. 2024

Uma investigação norte-americana realizada em ratos revelou um novo tratamento promissor contra a doença de Charcot, também chamada esclerose lateral amiotrófica (ELA), fatal e até ao momento sem cura eficaz conhecida.

12 Fev. 2024

Uma investigação realizada no Reino Unido confirmou pela primeira vez a transmissão acidental, através de tratamento médico, da proteína que causa o Alzheimer, doença até agora associada apenas à velhice ou, em menor grau, a herança genética.

12 Fev. 2024

O empresário Elon Musk anunciou que a start-up Neuralink, da qual é cofundador, colocou o seu primeiro implante cerebral num doente, operação que já foi realizada por outras empresas e investigadores.

15 Jan. 2024

Os nanoplásticos, um dos principais poluentes do ambiente, especialmente da água, podem afetar células intestinais e cerebrais e desencadear respostas inflamatórias no corpo humano, segundo um estudo divulgado pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

15 Jan. 2024

A capacidade humana de ser surpreendido diminui à medida que o cérebro se desenvolve, uma vez que “estímulos invulgares” podem ser classificados cada vez mais rapidamente, de acordo com um estudo divulgado pela Universidade de Basileia.

15 Jan. 2024

Investigadores descobriram uma forma de ajudar os medicamentos para a doença de Alzheimer a penetrarem mais rapidamente no cérebro, rompendo temporariamente o seu escudo protetor através de uma ferramenta de ultrassom.

18 Dez. 2023

A Prof.ª Doutora Raquel Gil-Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Cefaleias, foi eleita para o conselho executivo da European Headache Federation (EHF).

18 Dez. 2023

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) identificaram uma proteína que pode ter implicações na demência e em perdas cognitivas, abrindo portas para "novas abordagens terapêuticas" em várias doenças neurológicas, entre as quais o Alzheimer.

18 Dez. 2023

Um projeto de apoio domiciliário a pessoas com sintomas de demência, em Braga, promovido pelas Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, ganhou o primeiro Prémio Manuel António da Mota.

18 Dez. 2023

O Hospital de Braga está a desenvolver um projeto que testa a memória social nas pessoas com esclerose múltipla, por meio de um jogo, enquanto realizam uma ressonância magnética.

Apoios

RocheRocheSanofi