Atualidade

27 Jan. 2020

Um estudo levado a cabo por uma equipa de cientistas do Instituto de Psiquiatria do King’s College e do Imperial College, em Londres, revela que o cérebro de doentes com esquizofrenia apresenta um menor número de sinapses, ou seja, zonas de comunicação entre dois neurónios e através dos quais os impulsos nervosos passam de um neurónio para outro. O estudo, que conta com a participação do médico psiquiatra e investigador Dr. Tiago Reis Marques, foi aceite para publicação na revista científica Nature Communications.

 

27 Jan. 2020

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) instalou, no passado dia 21 de janeiro, o dispositivo médico BrainSense que, ao registar informação sobre os dados cerebrais de doentes com Parkinson, “abre a possibilidade de o tratamento ser mais adaptado” ao seu estado clínico.

 

13 Jan. 2020

A Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN) elegeu, no passado mês de novembro, uma nova direção para o triénio 2020-2023, na qual o Prof. Doutor Manuel Correia passou o testemunho à Dr.ª Isabel Luzeiro, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. O ato eleitoral decorreu durante a edição de 2019 do Congresso de Neurologia, que teve lugar de 14 a 16 de novembro, no Hotel Vila Galé, em Coimbra.

13 Jan. 2020

O neuroestimulador Percept PC, o único sistema de estimulação cerebral profunda (DBS) com tecnologia BrainSense a ser lançado na Europa, foi aprovado pela marcação CE (Conformidade Europeia), segundo revela a Medtronic. Este dispositivo pode detetar e registar a atividade cerebral enquanto administra a terapia em doentes com distúrbios neurológicos, como é o caso da doença de Parkinson.

13 Jan. 2020

Um estudo realizado por uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), demonstrou que a retina poderá funcionar como um biomarcador não invasivo relevante para o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer. Esta é uma alteração que representa cerca de 60 a 70% dos casos de demência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os resultados foram publicados na Alzheimers Research & Therapy, uma das principais revistas internacionais na área das Neurociências e da Neurologia Clínica.

30 Dez. 2019

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a doença de Alzheimer representa cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência que afetam atualmente 50 milhões de pessoas em todo o mundo. A tecnologia iLOF é uma ferramenta para a deteção e tratamento de doenças degenerativas centrada no doente e que foi desenvolvida no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC).

16 Dez. 2019

Investigadores do Instituto Europeu de Pesquisa do Cérebro (EBRI) da Fundação Rita Levi-Montalcini podem ter dado um passo importante para descobrir como retardar ou até mesmo travar a doença de Alzheimer. Os cientistas afirmam ter encontrado uma molécula que "rejuvenesce" as células cerebrais, conseguindo assim bloquear a doença de Alzheimer na sua primeira fase.

16 Dez. 2019

Os Prémios Santa Casa Neurociências 2019, atribuídos pela Misericórdia de Lisboa, acabam de distinguir investigações das equipas lideradas pela Prof.ª Doutora Mónica de Sousa (na regeneração de lesões medulares) e pelo Prof. Doutor Fábio Teixeira (no tratamento da doença de Parkinson). Conheça os projetos.

16 Dez. 2019

A Novartis anunciou o Prémio Inovação em Tecnologia de Assistência na área da esclerose múltipla, que tem como objetivo apoiar novas tecnologias que visem a melhoria da mobilidade e da qualidade de vida do doente com esclerose múltipla. Os vencedores serão apresentados na conferência SXSW em Austin, Texas, nos Estados Unidos da América, a 13 de março de 2020.

02 Dez. 2019

Um estudo revela que mesmo que seja removido metade do cérebro a um utente este órgão consegue reorganizar as estruturas de forma a que quase nenhuma capacidade se perca. O caso de partida foi o de uma criança de três anos a quem foi feita uma hemisferectomia devido ao tamanho anormal do cérebro. A condição causava-lhe centenas de convulsões por dia, pelo que o tratamento encontrado foi remover volume.

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoios