Atualidade

17 Jun. 2019

A neuropatia ótica hereditária de Leber (LHON) esteve em destaque no primeiro dia do 14th Meeting of European Neuro-Ophthalmology Society (EUNOS), o maior congresso europeu de Neuro-oftalmologia, que decorre no Porto até à próxima quarta-feira, dia 19 de junho. A Dr.ª Catherine Vignal-Clermont, da Fondation Adolphe de Rothschild, em Paris, França, partilhou informações sobre os avanços na investigação de uma terapêutica genética capaz de ajudar os doentes portadores desta patologia. O trabalho apresentado poderá ser usado em conjunto com o único medicamento aprovado para o tratamento desta doença.

17 Jun. 2019

A microbiota intestinal pode ajudar a regular as funções cerebrais. Esta é a conclusão de um estudo agora divulgado que aponta a regulação da microbiota intestinal como um possível tratamento das doenças mentais. 

07 Jun. 2019

Sob o mote "Ao encontro da inovação", a cidade costeira da Figueira da Foz acolheu, no passado dia 25 de maio, a 19.ª Reunião Nacional de Enfermagem dedicada à Esclerose Múltipla com o apoio da Merck.

03 Jun. 2019

O Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM) organiza, com o apoio da Merk, um curso em formato e-learning com discussão de casos clínicos em aula presencial subordinado ao tema “Infecciologia para neurologistas”. O curso inicia-se a 24 de junho e termina a 13 de outubro. As inscrições estão abertas até 23 de junho.

03 Jun. 2019

No passado dia 30 de maio assinalou-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla (EM) e Portugal vestiu-se, pelo segundo ano consecutivo, de laranja, assinalando o dia com a inauguração da exposição Os Meus Sintomas Invisíveis, no IST. Esta ação foi uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), da Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM), e vai prolongar-se nos próximos 12 meses levando a Exposição itinerante a 12 distritos, assinalando os 12 sintomas invisíveis da EM.

03 Jun. 2019

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa abriu as candidaturas para a 7.ª Edição dos Prémios Santa Casa Neurociências. A submissão das mesmas é feita através do site e decorre até 16 de setembro.

20 maio 2019

Numa altura em que se regista um aumento global da esperança média de vida, verifica-se, com maior prevalência, o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento da população, nomeadamente as neurodegenerativas, cuja prevalência também aumenta com a idade. Cresce, consequentemente, a necessidade de novos tratamentos, o que só é possível através de ensaios clínicos. No entanto, em Portugal, a participação em ensaios clínicos ainda levanta muitas dúvidas por parte dos doentes. Por isso, a Alzheimer Portugal organiza, no âmbito do Dia do Ensaio Clínico, a conferência “Ensaios clínicos: Por uma melhor participação do cidadão”, no dia 24 de maio, no auditório Tomé Pires, no INFARMED, em Lisboa.

20 maio 2019

O Prémio ISPA 2019, que visa distinguir jovens cientistas na área da Psicologia e Ciências do Comportamento, foi entregue à Dr.ª Rita Pasion, pelo seu estudo pioneiro dos julgamentos morais na área das Neurociências. Partindo da vontade de perceber “porque é que os idosos são mais propensos a fraudes?”, a investigadora dedicou-se a estudar o efeito da idade na perceção da intenção de alguns atos. O trabalho procurou assim perceber o fenómeno e qual a atividade cerebral envolvida.

20 maio 2019

“Reabilitação na Esclerose Múltipla, Vamos Atuar Agora!” é o mote da Reunião da Primavera do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla (GEEM), da Sociedade Portuguesa de Neurologia (SPN). A iniciativa decorre nos dias 31 de maio e 1 de junho, na cidade de Aveiro. O programa do encontro já pode ser consultado.

20 maio 2019

“Intervenção em Ciberpsicologia” é o título do novo livro da editora PACTOR, coordenado por duas psicólogas, a Prof.ª Doutora Ivone Patrão e a Prof.ª Doutora Isabel Leal. A obra surge no âmbito da celebração do Dia Mundial da Internet, assinalado no dia 17 de maio. 

Newsletter

Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.