Opinião

Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares
Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo
05 Mar. 2018

No dia 18 de novembro de 2017, integrada no Congresso de Neurologia, decorreu a mesa-redonda com o tema "Crises epilépticas e epilepsias em diferentes ambientes hospitalares", organizada pela Liga Portuguesa Contra a Epilepsia (LPCE) e moderada pelo Dr. Nuno Canas, neurologista e neurofisiologista clínico do Hospital Beatriz Ângelo, Loures. A escolha deste tema pretendeu ir ao encontro das necessidades que qualquer neurologista hospitalar enfrenta nas suas atividades de vida diária, nomeadamente na avaliação de doentes com suspeita de e/ou com crises epilépticas no contexto do serviço de urgência, unidade de AVC ou unidade de cuidados intensivos.

Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC
30 Jan. 2018

O défice cognitivo ligeiro carateriza-se por uma perda das capacidades cognitivas superior ao que é esperado para a idade da pessoa. É geralmente considerado uma fase transitória entre o processo normal da idade e a demência. Estudos recentes demonstram que a presença desta perturbação da função cognitiva pode ocorrer nas fases iniciais da doença de Alzheimer ou de outras demências.

Ano Novo, nova esperança para o Plano Nacional para a Demência
Dr. José Carreira, presidente Associação Alzheimer Portugal
12 Jan. 2018

 Nas últimas três décadas a Alzheimer Portugal desenvolveu um trabalho meritório no âmbito da informação, da sensibilização, da formação e da prestação de cuidados às pessoas com doença de Alzheimer. Este é um precioso legado, iniciado pelo Professor Doutor Carlos Garcia, que nos responsabiliza e que, simultaneamente, nos motiva na busca incessante das melhores soluções para os desafios que as famílias têm de enfrentar todos os dias.

Newsletter

Opinião

Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.