Internacional

08 Nov. 2018

Uma equipa de cientistas da Suíça desenvolveu uma técnica inovadora de estimulação elétrica, aplicada na espinal medula de três paraplégicos, que, combinada com fisioterapia, permitiu que os doentes conseguissem voltar a andar com a ajuda de muletas e de andarilho. A técnica, que foi testada inicialmente em ratos, em 2014, e em macacos, em 2016, chega agora aos humanos. Os resultados foram publicados nas revistas especializadas Nature e Nature Neuroscience.

 

15 Out. 2018

Foram apresentados, no 34º Congresso do Comité Europeu para Tratamento e Investigação em Esclerose Múltipla (ECTRIMS), que decorreu entre 10 e 12 de outubro em Berlim, dados de tratamentos aprovados e em investigação para a esclerose múltipla (EM). Os resultados são da Merck, do seu portefólio de Neurologia e Imunologia.

 

01 Out. 2018

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos da América, descobriu uma nova estratégia para combater as partículas tóxicas responsáveis pela destruição das células cerebrais em doentes com Alzheimer. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), na semana passada, dia 24 de setembro.

 

17 Set. 2018

De acordo com os resultados de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universitas Indonesia Cipto Mangunkusumo, em Jakarta, na Indonésia, a combinação de três vitaminas B neurotróficas aliviam os sintomas em doentes com neuropatia periférica (NP). A investigação, referente ao distúrbio que afeta os nervos, foi publicada no Asian Journal of Medical Sciences.

 

17 Set. 2018

A 24.ª edição do Congresso Mundial de Neurologia vai decorrer no Dubai, no World Trade Center, entre os dias 27 e 31 de outubro do próximo ano. O evento vai dar a oportunidade aos participantes de discutir os temas mais atuais da especialidade, entre reconhecidos nomes das áreas das ciências e da Neurologia, em particular clínica e de investigação. Durante o XXIV World Congress of Neurology vai ainda ser feita uma previsão daquilo que vai ser o futuro.

 

03 Set. 2018

A administração de células estaminais mesenquimais (MSC) da medula óssea origina uma redução da inflamação, da progressão e da gravidade da esclerose lateral amiotrófica (ELA). A conclusão resulta de um tratamento recentemente testado na Coreia do Sul em doentes com esta patologia.

 

20 Ago. 2018

Viena acolhe, entre os próximos dias 26 e 30 de agosto, o 13th European Congress on Epileptology, organizado conjuntamente pela International Bureau for Epilepsy (IBE) e pela International League Against Epilepsy (ILAE). Esta edição do evento bianual leva à capital austríaca diferentes temas, focando-se em quatro principais selecionados: Epileptologia do adulto, ciência básica e translacional, Epileptologia da criança e farmacoterapia.

 

17 Ago. 2018

A proteína CPEB4 é responsável pelo desenvolvimento dos genes necessários à atividade neuronal. A alteração deste elemento pode ser, segundo uma equipa internacional de investigadores, uma das causas para a predisposição do autismo. De acordo com o comunicado divulgado hoje pelo Conselho Superior das Investigações Científicas espanhol (CSIC), os resultados do estudo foram publicados na revista Nature.

 

09 Jul. 2018

Acabam de ser divulgadas, pela Novartis e pela European Migraine e Headache Alliance (EMHA), as conclusões do maior estudo mundial relativo a enxaquecas realizado até à data. O projeto em questão envolveu mais de 11 mil pessoas de 31 países diferentes. Os resultados do My Migraine Voice foram apresentados na 60.ª Reunião Anual da Sociedade Americana da Cefaleias (AHS), em São Francisco.

 

02 Jul. 2018

Uma equipa internacional liderada pelo Prof. Dr. Cláudio Gomes, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (BioISI), descobriu um novo mecanismo bioquímico nas células nervosas que retarda a formação dos depósitos de agregados de proteína no cérebro, causadores da doença de Alzheimer. As conclusões foram publicadas a 29 de junho na revista científica Science Advances, da American Association for the Advancement of Science.

 

Newsletter

Opinião

Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.