Entrevistas

Merck celebra 20.º aniversário de terapêutica para a esclerose múltipla
Prof. Doutor João Sá, Dr. Pedro Moura
10 Dez. 2018

Há 20 anos o lançamento da terapêutica da Merck representou uma inovação disruptiva no tratamento da esclerose múltipla, que fez a diferença para os doentes. No dia 30 de novembro, a farmacêutica voltou onde tudo começou, ao Oceanário de Lisboa, para realizar um evento de celebração do vigésimo aniversário de uma solução terapêutica que hoje acompanha milhares de doentes em todo o mundo.

"A enxaqueca é uma doença incapacitante, mas as pessoas com enxaqueca não são incapazes"
Prof.ª Doutora Raquel Gil-Gouveia, neurologista Centro de Cefaleias do Hospital da Luz
10 Dez. 2018

Cerca de 80% dos portugueses que sofrem de enxaqueca sentem-se limitados para cumprir as tarefas diárias, sendo que 50% dos portugueses que sofrem desta doença faltam, em média, quatro dias por mês ao trabalho. As conclusões são do My Migraine Voice, o maior estudo mundial realizado em aproximadamente 11 mil pessoas que sofrem de enxaqueca, incluindo em Portugal, que foi apresentado no último dia 15 de novembro, durante o Congresso de Neurologia. Em entrevista ao My Neurologia, a Prof.ª Doutora Raquel Gil-Gouveia, neurologista do Centro de Cefaleias do Hospital da Luz, assegura que, apesar de ser "uma doença incapacitante", "as pessoas com enxaqueca não são incapazes".

 

Uso de canábis medicinal: um tema “demasiado mediatizado” pela comunicação social?
Prof. Doutor João Sá, Neurologia Centro Hospitalar Lisboa Norte
04 Dez. 2018

O uso de canábis para fins terapêuticos tem sido um dos temas mais debatidos nos últimos tempos, tendo sido aprovado no último mês de maio, pela comissão parlamentar de Saúde, a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base de canábis medicinal. De acordo com o Prof. Doutor João Sá, em entrevista ao My Neurologia, este é um assunto “demasiadamente mediatizado”, sendo que para o neurologista do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN) é um “assunto muito simples e linear”. Esta tem vindo a ser discutida como uma hipótese no tratamento dos doentes com esclerose múltipla, reconhecida já como opção terapêutica em alguns países do mundo.

 

Utilização de apps em Neurologia: quais as vantagens?
Dr. Ricardo Soares dos Reis, Hospital São João
24 Nov. 2018

Entre 15 e 17 de novembro, a cidade do Porto foi palco do Congresso de Neurologia de 2018, que reuniu especialistas e neurologistas num debate intenso sobre a aplicação da inteligência artificial e das novas tecnologias na Neurologia. Em entrevista ao My Neurologia, o Dr. Ricardo Soares dos Reis, interno do serviço de Neurologia do Hospital São João, destacou os benefícios da utilização das aplicações móveis por parte dos neurologistas, assentes em três pontos: informação, anatomia e extensão do exame neurológico.

Experiência clínica com cladribina comprimidos em Portugal
Dr. Carlos Capela, CHULC
20 Nov. 2018

No simpósio jantar organizado pela Merck no Congresso Neurologia 2018, o Dr. Carlos Capela falou da experiência clínica com cladribina comprimidos em Portugal. Nesta entrevista em vídeo concedida ao My Neurologia, o especialista do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) revela que foram selecionados 19 doentes para tratamento com este fármaco no CHULC.

Eficácia e segurança a longo prazo de cladribina comprimidos
Dr.ª Sónia Batista, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
20 Nov. 2018

A Dr.ª Sónia Batista participou no simpósio jantar organizado pela Merck durante o Congresso de Neurologia 2018, no qual foi partilhada a experiência clínica com cladribina comprimidos em Portugal. Ao My Neurologia, a neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra expõe os dados de eficácia e segurança a longo prazo do fármaco. Assista ao vídeo da entrevista.

Novas tecnologias ao serviço da monitorização e gestão das doenças desmielinizantes
Prof. Doutor João Cerqueira, Hospital de Braga
20 Nov. 2018

O Prof. Doutor João Cerqueira, do Hospital de Braga, moderou uma mesa-redonda no Congresso de Neurologia 2018 sobre "Digital Health and Patient Monitoring in Neurology: disruption or evolution?" Em entrevista ao My Neurologia, o especialista destaca o papel das novas tecnologias na monitorização e gestão da patologia, nomeadamente das doenças desmielinizantes. Assista à entrevista em vídeo.

A atual relação bilateral entre a inteligência artificial e as Neurociências
Prof. Doutor Arlindo Oliveira, presidente do Instituto Superior Técnico
20 Nov. 2018

Na sessão inaugural do Congresso de Neurologia 2018, coube ao presidente do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, Prof. Doutor Arlindo Oliveira, abordar o tema “Inteligência Artificial, Aprendizagem Automática e Neurociências”. No final, o investigador conversou com o My Neurologia e destacou a relação das Neurociências com a inteligência artificial. Assista ao vídeo da entrevista.

Congresso de Neurologia 2018 analisa aplicação da inteligência artificial e inovação tecnológica na especialidade
Prof. Doutor Manuel Correia, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia
20 Nov. 2018

"Inteligência Artificial e Inovação Tecnológica" foi o mote do Congresso de Neurologia 2018, que decorreu entre 15 e 17 de novembro, na cidade do Porto. Em entrevista ao My Neurologia, o presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia, Prof. Doutor Manuel Correia, demonstra-se bastante satisfeito com o número recorde de participantes que debateram o panorama da especialidade durante três dias. Assista ao vídeo da entrevista.

Cladribina comprimidos pode ser “uma esperança para todos os doentes” com esclerose múltipla
Dr.ª Lívia Sousa, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
15 Out. 2018

“Um dia dedicado à inovação, à simplicidade e ao futuro” serviu de mote ao encontro promovido pela Merck, no último dia 22 de setembro, em Lisboa, dedicado a todos os clínicos e profissionais de saúde que trabalham diariamente com a esclerose múltipla (EM). Presente nas sessões esteve a Dr.ª Lívia Sousa, neurologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). De acordo com a especialista, cladribina comprimidos tem demonstrado ser “uma esperança para todos os doentes”. Assista ao vídeo da entrevista.

 

Newsletter

Opinião

Défice cognitivo ligeiro pode ser sinal de doença de Alzheimer
Prof. Doutor Joaquim Cerejeira, psiquiatra e diretor clínico da UPPC

Apoio

Merck

My Neurologia é um projeto editorial da responsabilidade da News Farma, possível com o apoio da Merck.